ODEBRECHT REALIZAÇÕES IMOBILIÁRIAS

FORMAÇÃO PROFISSIONAL, GERAÇÃO DE TRABALHO E RENDA E RECUPERAÇÃO DA MATA ATLÂNTICA DO PARQUE DE PITUAÇU EMPREENDIMENTO PARQUE TROPICAL

SALVADOR - BAHIA

O Parque Tropical é um empreendimento habitacional da Odebrecht Realizações situado nas imediações do Parque Metropolitano de Pituaçu, Unidade de Conservação administrada pelo governo do estado.

Cercado por comunidades carentes, o Parque de Pituaçu vem sendo alvo de problemas diversos, tais como corte de madeira, depredação do patrimônio público, invasão de terras e falta de segurança.

Em sua política de Responsabilidade Social, a Odebrecht Realizações prevê a implantação de projetos para a melhoria da qualidade de vida de comunidades carentes nas proximidades dos seus empreendimentos – projetos que se perpetuem na comunidade e que sejam motivos de transformação social.

Da conjugação da situação do Parque de Pituaçu com a diretriz da empresa, foi concebido pelo grupo gestor do empreendimento, com nossa assessoria, um projeto de formação profissional para a comunidade carente vizinha ao empreendimento. A iniciativa financiada pela Odebrecht consistiu na implantação de um viveiro para produção de mudas de espécies nativas da Mata Atlântica e no treinamento de pessoas da comunidade para gestão do viveiro.

Trata-se de um arranjo multidisciplinar costurado com a participação de parceiros conquistados para sua execução: os gestores do Parque de Pituaçu, três universidades vizinhas (Área 1, UNIFACS e Católica), a Polícia Ambiental (também vizinha) e o PEA – Programa de Educação Ambiental da própria Odebrecht.

Gerenciado pela própria comunidade local de Pituaçu de modo cooperativo, o viveiro terá como finalidade a produção comercial de mudas para o mercado e para plantio no Parque de Pituaçu. Com isso, a comunidade terá uma fonte complementar e permanente de renda e contribuirá para a recuperação da vegetação da Mata Atlântica do parque de Pituaçu e dos bairros no entorno.

O projeto inclui também um Programa de Educação Ambiental voltado para as comunidades vizinhas, os visitantes do parque e para crianças de escolas públicas. Esse programa será aplicado pela equipe gestora do viveiro, sendo constituído por uma trilha com estações ecológicas. Cada participante do programa receberá uma muda pronta para ser plantada em uma das áreas degradadas do parque, criando a consciência de que o respeito ao ambiente e à natureza local são responsabilidade de cada um de nós.

Mosaico de pedras ornamentais
Comunicação popular no bairro de Pituaçu
Habitação popular no bairro de Pituaçu
Mosaico de pedras ornamentais